Num período em que eu estava passando por um processo de constante humilhação que a vida me impunha, ouvi uma pregação sua na antiga rádio relógio(2007) e nunca mais esqueci do que falou sobre humildade: ” cuidado com o que pede a Deus; quem pede para ser humilde, deve estar preparado para passar pela única escola onde se aprende isto. Ela se chama HUMILHAÇÃO.
Após muitos fatos e situações difíceis que envolviam minha vida, me senti realmente diferente, lá no íntimo. Pude me perceber como alguém que só estava de pé , que tudo o que de bom tinha, era vindo de Deus; alguém que realmente dependia de Sua graça e amor; pude enxergar o quanto havia em mim de arrogãncia, presunção, superioridade… traços familiares inclusive. Este é um trabalho precioso demais que o Espírito opera em nós…de nós mesmos jamais viria a condição de ‘nos tornarmos humildes’.
É uma escola no sofrimento… mas que gera frutos tão maravilhosos que podemos dizer ‘obrigada, Senhor, por tudo o que passei’. Não há outro caminho…
E, ainda assim, o tempo vai passando e nos pegamos tantas e tantas vezes, lutando com o tal ‘monstro’, o orgulho que quer ressurgir e prevalecer dentro de nós!
Só a graça de Deus, a verdadeira graça, produz em nós esta virtude tão importante, conforme Jesus cita no sermão do monte: “Bem-aventurados os humildes de espírito…” Aprendi a ‘ter medo’ deste monstro-orgulho! E a pedir a Deus, como o salmista, ‘sonda o meu coração e vê se há em mim algum caminho mau… absolve-me dos pecados que me são ocultos’… e por aí vai. Submeter meu íntimo à ‘sondagem’ do Senhor é o único remédio… e refúgio. Ai de mim não fora isso!
Como é bom ouvir um homem de Deus falar com sua transparência… Deus renove em ti um ‘espírito reto e um coração inabalável’.
No amor do Senhor, que nos une.