Início / Artigos / O protesto infundado

O protesto infundado

Que tempos interessantes são estes! Para os mais velhos é uma época estranha, assustadora e, até certo ponto, incompreensível. “Como pode?” é um questionamento que gente da minha geração anda se fazendo muito, a ponto de eu ficar até um pouco impaciente quando o escuto. Minha resposta se resume a “é o que é”. Qualquer aluno de História sabe que mudanças são uma das certezas da vida, aconteçam elas a um indivíduo ou a uma cultura, uma sociedade ou uma civilização. Fui lembrado recentemente que um dos impérios mais gloriosos da face da terra, a Babilônia, hoje nada mais é do que um dos maiores parques arqueológicos do mundo. Ou seja, ela não passa de milhares de quilômetros quadrados de ruínas e areia. Quem diria que os jardins suspensos da Babilônia, tidos como uma das sete maravilhas do mundo antigo, passariam por uma mudança tão absoluta e irreversível. O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein até pensou em reconstruí-los, mas isso jamais ocorreu.

O ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, já falou: “Queremos que tudo seja como sempre foi, mas a História não permite”. Pronto. É isso. As coisas mudam. Quem vai discordar? Quem vai tentar provar o contrário? Insensatez e jactância. É uma tarefa inútil e impossível tentar argumentar pela permanência perene de qualquer coisa. Até a Bíblia diz que “céus e terra passarão, mas a minhas palavras jamais passarão” (Mt 24.35).

Por outro lado, diga que as coisas vão mudar para pior e um coral de vozes se levanta em protesto. “Pessimista!”, “incrédulo!” e “infiel!” são acusações que constam entre as muitas já feitas contra mim. Mas eu creio. Creio nas palavras do Mestre. Creio somente no que não passa. Creio na certeza do Céu. Creio na obra da Cruz. Creio em Deus Pai, criador dos céus e da terra. Creio em seu unigênito Filho. Creio no Espírito Santo. Creio na Santa Igreja. Creio que um dia Cristo voltará para resgatar os seus e para julgar toda a criação. Creio piamente nisso. E aposto todas as minha fichas no que creio.

Todavia, não creio no modelo atual adotado por grande parte da Igreja. O Corpo de Cristo já passou por tantas fases que seria absurdo pensar que aquilo que entendemos por igreja, e como ela se manifesta na atualidade, é o que ela sempre será até a volta de Jesus. Isso seria negar o testemunho da História e até das Escrituras Sagradas.

Tampouco creio em muitas das práticas que hoje poluem a Igreja. São próprias da nossa geração, pois não foram utilizadas pelos nossos antepassados nem pelos heróis da fé. “Determinar”, “tomar posse” e “sapatinho de fogo”, entre tantas outras, são expressões específicas da nossa geração, bem como doutrinas como a Teologia da Prosperidade e outras. Os que dizem que toda essa poluição está na Bíblia têm que contender com o testemunho dos nossos pais na fé. Têm que argumentar contra o peso da literatura cristã produzida nos últimos dois mil anos.

Nos meus vídeos e posts publicados aqui tenho tratado pontualmente dos elementos que fazem parte da doutrina e da prática saudáveis, assim como daquilo que diverge da ortodoxia e da ortopraxis. Prometo continuar a fazer exatamente isso ao longo de 2013. Neste site, nem todos os comentários serão expostos, tampouco tratados. Certamente os que se limitam a me acusar de ser incrédulo ou pessimista não terão suas vozes ecoadas aqui. Vejo pelos sites que costumam reproduzir meu material que há um grupo que tem prazer em me desmerecer. Aí, já é prerrogativa dos que administram tais sites dar voz aos que sumariamente querem fazê-lo sem dar ouvidos às minhas ponderações. Mas volto a dizer: cada uma delas é preparada com o propósito de promover saúde e vigor espiritual e ajudar aqueles que compõem a Igreja a ter uma leitura fiel dos tempos em que vivemos e das Escrituras que atravessam os tempos sem nunca mudar a sua mensagem. Sim, céus e terra estão passando. Estão enfrentando mudanças. Mas as palavras do Mestre permanecem, tanto no que diz respeito a seu sentido quanto à sua mensagem e ao seu poder.

Na paz,

+W.

 

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …

  • Olá irmão Walter, feliz 2013.
    Tenho ouvido sua voz, saiba que faz diferença.
    No meio de tanta instabilidade, precisamos de rochas, referências, pontos de amarração, para não sermos levados pelos ventos de doutrinas.
    Obrigado pela sua dedicação e que Deus seja contigo em cada uma de suas falas.
    Se precisar de algo em Joinville -SC, conte comigo.
    Forte abraço!

  • Bispo, feliz 2013! Sou leitor de seus post e admiro muito como o senhor escreve, suas palavras são baseadas em uma interpretação correta das Escrituras e de uma visão de um homem cheio do Espirito Santo, é o que eu acredito. Desejo que neste ano o senhor continue inspirado por Deus para continuar com estas publicações. Grande abraço.

  • Se negarmos a verdade o que será de nós?

  • É verdade isso tudo.
    O tempo passa e tudo muda, tenho percebido que mesmo a ‘onda missional’, termo muito usado hoje em dia, também pelo Pr. Tim Keller, já está sofrendo mutação e se tornando algo diferente do que foi inicialmente, há cerca de 5 anos ou mais talvez. Está se tornando uma filosofia de vida onde as pessoas não buscam o debate saudável para o crescimento e para a edificação do cristão.
    Precisamos estar prontos para mudar, mas nunca podemos comprometer o básico e fundamental.
    Parabéns pelo seu site, muito inspirador e corajoso, é o que precisamos!!
    Feliz 2013.
    Pr. Wilson S. Bento

  • “Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria” (1 Co 12.8b)

    Amado Bispo Walter, agradeço a Deus pelo privilégio de ter conhecido seu blog, recebendo de Deus, através de sua vida, grande edificação espiritual.

    Através de seus posts pude perceber que algumas análises que eu mesmo já havia feito acerca da situação da igreja hodierna (modismos, heresias, apostasia, esfriamento, desprezo à Bíblia, falsos evangelhos, etc) se assemelham às que você faz, pela graça que recebeste do Senhor, embora eu não o faça com a mesma profundidade que o senhor, longe disso!
    [ Tenho apenas 4 anos de Evangelho, e ainda estou começando a aprender 🙂 ]

    Com isso, começei a entender que não se tratava de dureza de coração ou incredulidade minha, mas de DISCERNIMENTO ESPIRITUAL atuando em mim, pela misericórdia de Deus.

    Que em 2013, você continue desfrutando de grandes vitórias, e sendo este atalaia destemido a serviço do Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo!

    Concluo dedicando a você este versículo tão belo:

    “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.” (Daniel 12 : 3)

    Abraço fraternal,

    Welson dos Santos Lopes
    Governador Nunes Freire-MA
    welsonpj87@gmail.com
    IGREJA EVANGELICA ASSEMBLEIA DE DEUS

  • Bispo Walter,feliz 2013.Que Cristo continue te abençoando como sempre.Lembramos-lhe que continuamos pela fé,aguardando uma ICNV aqui em Sáo Paulo.

  • suas palavras sao profundas e sábias,é dificil pregar a mundo que parece surdo,que ve suas proprias conveniencias,que tem distorcido as escrituras,mas,continue apostando todas as suas fichas,pois,estas certo.Shalon.

  • é isso ai bispo Macalister,precisamos de pessoas dispostas a desafiar os falsos profetas da nossa geração.

  • MUITO OBRIGADO POR EXISTIR EM MINHA VIDA AMO SUAS PALAVRAS , MEU SONHO SERIA SER PASTOR DE UMA IGREJA NOVA VIDA EM ANÁPOLIS , GOIAS, POIS SOU DE UMA IGREJA NEO PENTECOSTAL , MAIS NAO SOU FELIZ . UM FORTE ABRAÇO , AMO SUA VIDA …

  • Ótima abordagem!

  • Fico muito feliz, quando leio seus posts Bispo. Sinto-me fortalecido…

    Eu também aposto todas as minhas fichas em todas as palavras deste artigo.
    Creio peremptoriamente na palavra de Deus, de Gênesis a Apocalipse.

    O palco está sendo preparado para que a “raíz do mal” se apresente ao mundo.

    “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;”
    (2 Tessalonicenses 2:8)

    Que nenhuma mudança, com esta finalidade, desvie-nos do verdadeiro foco (NOSSA SALVAÇÃO) que está somente na pessoa do Senhor Jesus.

    “Teme ao SENHOR, filho meu, e ao rei, e não te ponhas com os que buscam mudanças,”
    (Provérbios 24:21)

    A paz do Senhor Jesus !

  • JO

    Bispo Walter, dos servos o menor.
    Todos os dias oro pelo senhor.

    Graça e Paz. 🙂

  • Bispo Walter, seus textos falam direto ao meu coração. As vezes me sinto completamente só na caminhada cristã, pois não reconheço mais a Igreja Protestante atual. Tudo é triunfo, glória humana e correr atrás do vendo. Parece que fiquei no “passado” com dizem alguns, mas não me acostumo com essa palhaçada toda. Pode parecer que sou recalcado, por não ser rico, como as pessoas querem, nem belo fisicamente. Mas Cristo não olhou para isso quando me tirou do pecado. Deus o proteja e continue nesse ministério virtual, pois tem abençoado minha vida e trazido conforto a mesma.
    Saudações do Norte do Brasil
    Belém-PA
    Tiago Moraes

  • Amém!

  • Que Deus te fortaleça, te cubra de paz, te inspire e guie em tudo. O foco continue sempre a sã-doutrina, o foco seja Cristo.

    o resto, ou o que as pessoas falam e/ou pensam… É RESTO