Início / Vídeos / Religião Verdadeira / Samuel veio dos mortos para falar com Saul?

Leia também

É certo uma igreja fazer apelo para aceitar a Cristo como salvador

É certo uma igreja fazer apelo para aceitar a Cristo como salvador?

Perguntas? Mande e-mail para: pergunteaobispo@editoraannodomini.com.br  

  • Gostei do posicionamento. Particularmente, penso no fato de que, se Deus proibe algo, entao existe a possibilidade deste algo acontecer. Como Dono de tudo, Deus pode permitir coisas que o homem, apesar dos conselhos dados, insiste em fazer, condenando-se desta forma. O caso de Caím e Abel… Deus instruiu Caím mas nao o impediu de matar Abel, embora Ele fosse plenamente capaz disto…

  • Creio que o “inimigo do homem” sentiu-se orgulhoso quando Deus permitiu, que ele tomasse a Saul para si, porque desde quando era “um anjo de luz”, já fazia algum tempo que não recebia alguma ordem de Deus, salvo quando teve autorização para provar o servo Jó, por exemplo.
    Saul que já não tinha o Espírito Santo, tão perturbado e sem discernimento algum sobre o que lhe sobreviria, tornou-se um “prato cheio” para que o adversário “fizesse a festa” e trouxesse a ele as “más-novas” sobre os seus derradeiros momentos. Falou a verdade, porque se tratava de um “juízo supremo de Deus”, que não procedia do “inimigo do homem” para Saul.
    Só para reforçar, EN-DOR significa: FONTE DE DOR. A feiticeira conhecia muito bem aquele local.

    “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”
    (1 Pedro 5:8)

    A paz do Senhor Jesus !

  • Realmente gostei do seu comentario irmão e defendo esta posição tb.

  • Gostaria de entender a razao de tantos rodeos e tantos cuidados para explicar uma passagem clara que, nao deixa nenhuma sombra de duvidas sobre esse assunto. O relato nao deixa menor duvida que nao foi Samuel que apareceu.

  • Prezado Reginaldo Felix, não parece ser isso que o texto diz.

    Concordo com a visão do Bispo, pois devemos nos ater ao que a Bíblia permite que pesquisemos. Não foi uma ação da mulher que trouxe Samuel de volta, mas um ato de misericórdia da parte de Deus, possibilitando o retorno de Samuel para condenar o rei Saul.

    I Samuel
    28.12 Quando a mulher viu Samuel, gritou em alta voz e disse a Saul: Por que me enganaste? Tu és Saul!
    28.13 Então o rei lhe disse: Não temas; o que vês? Então a mulher respondeu a Saul: Vejo um espírito* que vem subindo do chão.
    28.14 Ele lhe perguntou: Qual é a sua aparência? Ela disse: Vem subindo um ancião coberto com uma capa. Saul percebeu que era Samuel, inclinou-se e prostrou-se com o rosto em terra.
    28.15 Então Samuel disse a Saul: Por que me perturbaste, fazendo-me subir? Saul respondeu: Estou muito angustiado, pois os filisteus lutam contra mim, e Deus se afastou de mim e não me responde mais, nem por meio dos profetas nem por sonhos; por isso te chamei, para que me digas o que devo fazer.
    28.16 Então Samuel disse: Por que me perguntas, se o SENHOR se afastou de ti e se tornou teu inimigo?
    28.17 O SENHOR te fez como tinha dito por meu intermédio; pois o SENHOR rasgou o reino da tua mão e o entregou a Davi, o teu próximo.
    28.18 O SENHOR te fez isso hoje, pois não obedeceste ao SENHOR e não executaste o furor da sua ira contra Amaleque.
    28.19 E contigo o SENHOR também entregará Israel na mão dos filisteus. Amanhã, tu e teus filhos estareis comigo, e o SENHOR entregará o acampamento de Israel na mão dos filisteus.
    28.20 Imediatamente Saul caiu estendido no chão, tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e perdeu as forças, pois não havia comido nada o dia inteiro e a noite inteira. – Tradução: Almeida Século 21

    Fique na paz de Cristo.

  • Essa passagem o tal espírito se tratava de uma personificação de anjos decaídos. Muito provavelmente aquela cartomante não viu apenas uma “pessoa”, mas várias. Porém o intuito de satanás era enganar a Saul e dentre as muitas pessoas a personificação de Samuel foi a que mais se destacou dentre as outras, por isso a cartomante disse ter visto elohim.
    Elohim no hebraico é o plural de Eloah e significa majestades, deuses. Essa palavra vem do original El que simplifica ao Deus verdadeiro , mas elohim pode ser usado tanto para o Deus verdadeiro quanto, para juizes , reis e até mesmos falsos deuses. Nesse caso especifico de I Samuel foi usado o termo elohim para se referir aos seres espirituais visto naquela visão. Outra ocasião que vemos o termo sendo utilizado para outras pessoas que não seja Yhvh está em Shemot (Êxodo) 4:16 e Yeshua usou dessa passagem para se defender das acusações que recebeu (joão 10: 34). No Tehilim (Salmos) 82:6 nos dá o mesmo entendimento.
    Acho que para nós cristãos é fácil crer que anjos decaídos possam se manifestar como anjos de luz, se fazendo passar por pessoas que estão mortas esperando a ressurreição do último dia.
    Não acredito que naquele momento Deus estava agindo para confundir Saul ou algo parecido, se Deus não quis falar com Saul das formas convencionais quem dirá da forma que Ele desaprova! Saul foi enganado por suas próprias más condutas e não por D’us. Nada tem a ver com essa visão de que se D’us proibiu algo é necessariamente porque é possível.Oras.
    Lembremos que estava na Torah a proibição, pois D’us não queria que seu povo(Israel primeiro e agora todos os que Nele crêem) praticasse coisas que para Ele são abomináveis e também por estar ciente(pois tudo sabe) que esses espíritos malignos muitas vezes entram em contato para enganar pessoas. O Senhor apenas nos previne de algo realmente ruim.Deus desaprova a consulta de mortos e fazendo parte desse evento é contrariar suas próprias leis.

    Fabiana Leite

    ICNV SANTA MARGARIDA