Viver não é fácil! As redes de TV e as agências de publicidade tentam transformar esta árdua missão em algo prazeroso, todavia, tão logo nos recuperamos do estado sonolento e de nulidade mental causado pelo movimento das imagens, constatamos que estivemos sob o poder da ilusão.
Acordados da anestesia, ainda sob os últimos efeitos das “cenas do próximo capítulo”, lamentamos a realidade. A vida é dura! Nas palavras de Jesus ela é definida como um vale de aflições do qual ninguém é poupado. Todos sentem o calor dos seus próprios desertos; o odor incômodo das carniças no caminho; a sede torturante por realidades diferentes daquelas que estão acostumados. Viver é todo dia ver gente sofrendo, chorando e gemendo; gente lamentando perdas e fracassos; gente partindo sem data pra retornar ou partindo de vez; gente brigando por atenção ou simplesmente mergulhada no silêncio da sua depressão; gente tentando reconstruir a partir do que sobrou ou simplesmente sem força alguma… É, a vida é dura!
Como pastor, estou frequentemente diante de tragédias: casamentos em crises terminais; diagnósticos médicos sombrios; questionamentos angustiosos; prantos convulsos e outras manifestações da dor. No início, achava que deveria ter sempre uma palavra para explicar o inexplicável, uma resposta adequada à cada um dos inúmeros e diferentes “porquês”; achava que era minha a tarefa de consolar, e quando a dor prevalecia, não me conformava. Descobri que contra a dureza da vida ninguém pode se proteger. Com isso, perdi a mania de ter que explicar tudo. Fico feliz por ter aprendido a dizer “não sei”. Fico feliz por não ter que ter todas as respostas a respeito do sofrimento. Fico feliz em também poder me juntar aos outros nas suas dúvidas, sem perder a fé.
Que bom é poder descansar na fé, e crer que de algum modo, a história não se desenrola ao acaso. A vida é dura, mas ela concorre “para o bem dos que amam a Deus”. A vida é dura, porém, “maior é o que está em nós”. A vida é dura, mas “o amor dura para sempre”. A vida é dura, todavia, “aquele que nele crer, ainda que morto, viverá”. A vida é dura, mas o Reino é do Senhor! E Ele jamais cairá do trono.
Firme! A guerra precisa ser lutada!
Com amor e carinho,
Pr. Weber