Início / Artigos / O Equilíbrio Saudável | Por Walter McAlister

O Equilíbrio Saudável | Por Walter McAlister

O pensador John Stewart Mill, filósofo inglês e analista político do século XIX, foi uma das mentes mais brilhantes dos tempos recentes. Ele se primou por uma filosofia incisiva e de grande consequência. Seu pai começou a lhe ensinar desde tão cedo na vida que Mill sequer se lembrava de quando começou a estudar grego clássico. Com poucos anos de vida, seu pai cuidou pessoalmente da sua educação e foi muito bem-sucedido em formar seu filho nas disciplinas clássicas de lógica e retórica. Mas, os historiadores registraram que em certo momento, a sua disciplina analítica o deixou profundamente deprimido.

É certo que o saber e conhecimento traz consigo um certo peso. Entender sobre o ser humano é penoso e o muito estudo é enfado e canseira. Segundo os historiadores, Mill ficou cada vez mais e mais triste e retraído, até que um dia ele achou um livro de poesia de William Wordsworth. Segundo seu próprio relato, ele descobriu, após muito tempo, que ainda tinha capacidade de se deleitar com algo. A profunda alegria que ele descobriu com um simples livro de poesia o rejuvenesceu e o impulsionou a continuar na sua carreira com equilíbrio e vigor.

Equilíbrio é tudo. Quase todos nós pecamos por algum tipo de excesso. Uns brincam demais. Outros trabalham demais. Os que brincam demais desperdiçam a sua mente. Os que trabalham demais deixam de alimentar partes importantíssimas da sua alma. Afinal, não somos apenas cérebros ambulantes. Boa parte do que sabemos e pensamos acontece em função da nossa humanidade, da nossa disposição física e emocional. Temos que entender que com o muito estudo, há uma sobrecarga que tem que achar equilíbrio na nossa vida emocional. Sem alívio saudável, nos tornamos taciturnos e morbidamente introspectivos. É uma tendência minha, com certeza.

No que tange ao estudo teológico, temos que dosar a vida mental com uma boa medida de devoção cristã, de celebração no culto público e de simples convívio entre irmãos. É uma disciplina sem a qual nos tornamos desequilibrados. Sim, ir à igreja e cultuar a Deus ao lado de outros irmão é uma disciplina. Faz parte fundamental de uma vida saudável com Deus. Saúde espiritual é fundamental, assim como saúde mental ou física.

Sou um leitor voraz. Vivo nos livros e no mundo das ideias. Mas sem uma caminhada ao ar livre, a apreciação de uma música bonita ou uma boa conversa com alguém, posso me tornar muito angustiado. Mesmo orando diariamente e com uma vida mergulhada nas Escrituras, tenho que lembrar que sou mente, corpo e alma. Tudo combina, em doses necessárias para fazer com que eu viva saudavelmente perante a face de Deus.

WM

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …