Dizer que alguém está em pecado é julgar?
Homem de Deus, quem é ele?
Dentro do universo da igreja, até por motivação bíblica, são cunhados certos títulos que se perpetuam na boca da maioria. “Homem de Deus” é um deles. John Stott nos lembra que “era um respeitoso título, dado no Antigo Testamento, a certos porta-vozes de Deus – Dt 33:1; 2Cr 8:14; 1Rs …
Leia mais »Consumismo e pós-modernismo
Nossa sociedade é chamada de “sociedade de consumo”. Quer dizer que o padrão de comportamento esperado de cada membro dessa sociedade é o de um consumidor, alguém que compra. É isso que nos define como pertencentes a este mundo. Já dissemos que, desde que o homem se entende por gente, …
Leia mais »O que é consumismo?
O consumismo pode ser definido como “aquela promessa de felicidade oferecida pelos bens materiais e serviços que se capitaliza no prazer de escolha de cada consumidor”.1 Traduzindo, consumismo é a ideia de que quanto mais você compra, mais feliz você é. Assim, o consumismo traz consigo o ideal de satisfação …
Leia mais »Ensine!
Todo veículo é equipado tanto com o para-brisa quanto com espelhos retrovisores. Ambos têm a função de orientar o condutor. Com os retrovisores conseguimos ver quem está atrás de nós ou dos lados; com o para-brisa contemplamos a estrada à nossa frente. Podemos dizer que, figuradamente, estes dois equipamentos representam …
Leia mais »O tripé da catástrofe
Pessoalmente, estou cansado de assistir aos embates de opinião nas redes sociais. O evidente espírito beligerante que leva alguns a entrarem em discussões e fazerem afirmações desconexas sobre todo e qualquer tema, desde a teologia à filosofia, da psicologia à última reportagem de capa de um dessas revistas semanais, parece …
Leia mais »Exercita-te COM piedade
Não, eu não errei o versículo bíblico de 1Tm.4.7. E, por favor, não me atirem pedras por tomá-lo emprestado com uma ligeira modificação para esta reflexão. A razão do título é que gostaria de falar sobre a mordomia no nosso corpo, algo um tanto negligenciado pela média da população cristã. …
Leia mais »Vamos orar!
Numa época em que somos surpreendidos por novidades a todo momento, algumas coisas parecem perder sentido e significado. Não notamos, mas, lentamente, sem que venhamos a dar conta de todo processo, a dependência das práticas espirituais é substitituída pela dependência cintífica e outras de menor calibre. São tempos difíceis e …
Leia mais »Eu não sabia
Quanto mais ando com Deus, mais regulares são as minhas confissões. Quando comecei a minha carreira cristã, imaginava que quanto maior fosse a minha vivência no Espírito, menor seria a minha necessidade de arrependimento. Estava enganado. A mim parece que santificação não é um lugar que se chega, mas a …
Leia mais »