Não se deixem enganar com palavras vazias, porque a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência por causa dessas coisas. Portanto, não participem daquilo que eles fazem. Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz — porque o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade, tratando de descobrir o que é agradável ao Senhor. E não sejam cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, tratem de reprová-las. Pois aquilo que eles fazem em segredo é vergonhoso até mencionar. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo o que se manifesta é luz. Por isso é que se diz:
“Desperte, você que está dormindo, levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará.”
Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
– Efésios 5:6-17
Peço desculpas desde já por não expor a passagem inteira. O assunto deste artigo é focado somente nas últimas duas frases. Todavia, acho importante ler o que vem antes, pois o trecho que me instiga a escrever começa com a palavra “portanto”. “Portanto” introduz um pensamento que se baseia nas afirmações que vem antes. O antes é importante e por isso é importante ter o que vem antes em mente quando lemos as palavras sobre “aproveitando bem o tempo”.
Os dias são maus – mas não só os nossos. Os tempos antigos eram igualmente maus. São maus não por causa da internet ou por causa de um governo corrupto, seja o que for que você considera a causa pelos males que sofremos. Os dias são maus porque somos maus, simples assim. Onde o ser humano sem Deus estiver, os dias serão sempre maus. E onde estiverem muitos seres humanos juntos, o mau se multiplica.
Voltando ao texto:
Paulo diz que temos que aproveitar bem o tempo (NAA – Nova Almeida Atualizada). Na ARA (Almeida Revista e Atualizada) a palavra é “remir” o tempo. Tempo é importante. Como gastamos o nosso tempo é importante. O tolo desperdiça o seu tempo. O sábio desperta e usa bem o seu tempo. Se despertar, a promessa dada ao fiel é que Cristo o iluminará.
O tempo é a grande moeda dos nossos tempos. Nosso tempo é roubado diariamente num processo ininterrupto pela internet, por exemplo. Seu tempo é o que redes sociais vendem para o anunciantes. Seu tempo é tão precioso que desenvolvem estratégias, algoritmos e técnicas extremamente sofisticadas para nos prender sem que realmente nos demos conta do quanto roubam do nosso dia e da nossa atenção.
O resultado é que não pensamos direito. Não conseguimos mais ler com concentração ou uma conversa profunda com outro ser humano. Perdemos contato com tudo e com todos. Corremos perigo no trânsito pela nossa desatenção. Somos surpreendidos pelo perigo, porque sequer percebemos o que está acontecendo ao nosso redor. E sem que percebamos, estamos sendo seduzidos a gastar o que não temos naquilo que não precisamos. Somos ovelhas para o abate. Qualquer “meme” ou vídeo bobo nos atrai. Somos uma geração imbecilizada. Não se ofenda, por favor. Não estou lhe chamando de imbecil só por usar Twitter ou Instagram. Mas estou avisando que essas mídias estão lhe tirando a capacidade de pensar com profundidade, de ler com compreensão e concentração.
Ler é preciso. Pensar é preciso. Sócrates disse “a vida que não é vivida em reflexão não vale a pena ser vivida.” Quanto vale a sua vida? Sua mente vale quanto para você? Está feliz em ser apenas mais uma ovelha para o abate do Google ou Facebook? Que não seja assim! Desperta, você que está dormindo! Reaja! Não aceite mais ser uma moeda de troca dessas máquinas e desses magnatas que lucram com a sua desatenção. Não sejamos cúmplices de obras infrutíferas. Não sejamos mais o combustível de uma sociedade cada vez mais escravizada. Não sejamos mais escravos. Sejamos servos de Cristo – lúcidos, pensantes e operantes.
WM