Início / Artigos / Lama e vômito – o que aconteceu com a Igreja?

Lama e vômito – o que aconteceu com a Igreja?

O post de hoje é muito simples. Convido você a ler as palavras do grande apóstolo Pedro, registradas na sua segunda carta, capítulo 2:

1 No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

2 Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.

3 Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.

4 Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo- os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.

5 Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o Dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.

6 Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo- as a cinzas, tornando- as exemplo do que acontecerá aos ímpios;

7 mas livrou Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais

8 (pois, vivendo entre eles, todos os dias aquele justo se atormentava em sua alma justa por causa das maldades que via e ouvia).

9 Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,

10 especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais;

11 contudo, nem os anjos, embora sendo maiores em força e poder, fazem acusações injuriosas contra aqueles seres na presença do Senhor.

12 Mas eles difamam o que desconhecem e são como criaturas irracionais, guiadas pelo instinto, nascidas para serem capturadas e destruídas; serão corrompidos pela sua própria corrupção!

13 Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram. Consideram prazer entregar- se à devassidão em plena luz do dia. São nódoas e manchas, regalando- se em seus prazeres, quando participam das festas de vocês.

14 Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!

15 Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram, seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o salário da injustiça,

16 mas em sua transgressão foi repreendido por uma jumenta, um animal mudo, que falou com voz humana e refreou a insensatez do profeta.

17 Esses homens são fontes sem água e névoas impelidas pela tempestade. A escuridão das trevas lhes está reservada,

18 pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

19 Prometendo- lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.

20 Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram- se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

21 Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido.

22 Confirma- se neles que é verdadeiro o provérbio: O cão volta ao seu vômito e ainda: A porca lavada volta a revolver- se na lama.

Se, hoje, seu desejo for viver uma vida reta e justa perante Deus, não há como evitar viver de alma aflita. O que 2 Pedro 2 descreve é um cenário que se repete, em nossos dias — e no próprio seio da Igreja: festas, sensualidade, heresias, ganância, devassidão, difamação e desprezo por autoridade, regalando-se em prazeres. Enfim, o mundanismo está poluindo o Corpo de Cristo. Quantos cristãos não voltaram para a lama e para o seu vômito de outrora? Como cães e porcos, agimos como se nunca tivéssemos conhecido o Mestre, que tudo perdoou na cruz. Deus não tardará em visitar o seu povo com juízo. Que todos os que ainda se veem de coração tenro para com as coisas de Deus e o mover do Espírito chorem. Os anjos choram. E, enquanto os verdadeiros discípulos se calam, até as pedras clamam por santos de joelhos.

Na paz,

+W

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …

  • Denair

    sabemos quando DEUS nos fala; pois nosso coração arde com palavras verdadeiras dos servos usados por ELE…..[ realmente observamos …que quando Moises demorou…no monte…o povo se depravou….hoje Jesus está próximo …mas poucos estão se dando conta da epdemia do pecado…invalidando o sacrifício de Cristo preferindo a lama queo mundo oferece]

  • Elizabeth

    Deus é fiel bispo, esse texto explica muito bem sobre o que estão fazendo nos dias de hoje:blasfemando o caminho da verdade. E isso me fez lembrar sobre uma “biblia recém lançada (Freestyle) de um sujeito que se diz pastor.Tem de gírias e palavrões.Enquanto isso, há quem se diga ser igreja e bata palmas para essa aberração.TEVE ATÉ GENTE CONCORDANDO, ACEITANDO COMO FERRAMENTA DE EVANGELISMO!estamos mesmo no fim!

  • GRAÇA E PAZ . REALIDADE DOS DIAS DE HOJE.

  • JESUS CRISTO NOS GARANTIU QUE A SUA IGREJA SERIA EDIFICADA SOBRE ELE [ O PRÓPRIO CRISTO ] E QUE AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA . A IGREJA DE CRISTO JAMAIS SERÁ ABALADA OU FRACASSARÁ . As pseudo igrejas , ou instituições que se auto denominam igrejas e não estão firmadas no CRISTO , estas estão na lama e toda e qualquer mudança que seus adeptos tem , será sempre como quem ouviu o galo cantar mas não sabe onde . Ficarão sempre na lama e dando um passo pra frente , três pra trás ! … [ Mateus 16 , . 18 ]

  • Infelizmente meu Bispo, esta é uma realidade nos nossos dias. O evangelho do Cristo Salvador esta sendo trocado por um “evangelho” barato e imundo. A igreja destes últimos dias precisa despertar e tomar posição da NOIVA ansiosa que espera pelo NOIVO AMADO.

  • Sou grato a DEUS por esta postagem.
    Simplesmente I – M – P – A – C – T – A – N – T – E !!!

  • Vem juízo de Deus por aí !!

  • Contra à Verdade, não há refutação.

    A paz do Senhor Jesus, à Igreja de Cristo, que ora, até o dia perfeito chegar.

    “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
    Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,”
    (Efésios 4:14-15)

  • Boa noite!Parabéns pela Palavra e que Deus continue lhe abençoando.

  • Bispo,
    A paz do Senhor! Acredito que o Senhor dirá que referenciou no seu livro O fim de uma era, como ainda não li vou por aqui. Quando de fato no sentido histórico a Igreja começou a entrar nesse ritmo corruptivo-destrutivo?

  • Muito interessante pastor! Seus textos me edificam.

  • Perfeito Bispo !!! A PAZ

  • Querido Bispo, hoje eu tenho vivido esta angustia de alma, por não mas ver uma igreja que realmente rejeita o pecado, mas sim faz acordos com o mesmo, por isso, eu creio que não vivo mais os últimos dias, mas o que me aguarda é ver o juízo. pois a qualquer hora ele baterá em nossas portas. então só me resta é continuar a trabalhar com o dono desta obra e manter firmes os joelhos no chãos até que tudo venha estar consumado.
    Amo a Deus, mas lhe amo muito também!!!!
    obrigado por ser meu Bispo.

  • Jorge Palomino,

    Começou em Corínto, onde havia homens dormindo com as suas madrastas e ricos ignorando as necessidades dos seus irmãos pobres. Sempre houve isto.

  • Suas mensagem são muito edificantes. Ele está no meu favoritos e eu o acesso sempre.

    Gostei demais do vídeo em que o senhor fala do biquíne. O senhor tem toda a razão. Deus te abençoe!

  • O que vemos, partindo de uma perspectiva histórica, é a potencialização daquilo que o bispo Walter elencou acima a partir da institucionalização da Igreja ocorrida com a cristianização do Império Romano…A partir deste momento, o sincretismo (que já existia) elevou-se extraordinariamente, desembocando nos processos que presenciamos hoje com olhar entristecido… Porém, o texto Sagrado é claro e objetivo acerca de tais questões. Esse é um “mal necessário” para que profecias de outrora se cumpram. Penso ser necessária a manutenção de uma postura radical (no sentido de preservar as raízes, sentido correto de tal palavra) e, de maneira alguma, deixar que a “cultura do mundo” prevaleça mediante a “Cultura do Reino” a qual fomos convocados a INCULCAR neste tempo em que vivemos como Reino que “já é” e que será consumado na volta de nosso Messias.

    Paz e bem Bispo…Excelente reflexão…Simples e eficaz.

  • Parece-me cíclico, é impressionante a atualidade das Sagradas Escrituras.
    Paz

  • O Bispo Dom Walter McAlister, como sempre, ensinando o Evangelho Genuíno de Nosso Senhor Jesus Cristo!!!