Transcrição do vídeo:
A Terra está bem velhinha. Essa pergunta obviamente é feita com base na leitura em que fazemos dos primeiros capítulos de Gênesis. Pessoas que vislumbram a criação como tendo sido feita em apenas seis dias. Outros vêem os seis dias como seis épocas. Outros entendem o número seis – obviamente sete dias; sétimo dia o Senhor descansou – como um paradigma, uma ordem de criação e não necessariamente a descrição de um período temporal; De uma unidade temporal: um dia, uma época, o que for.
Eu compreendo a narrativa de Gênesis assim. Eu compreendo isso como um paradigama. Você vê nos três primeiros dias a criação das esferas de existência, e nos dias quatro, cinco e seis, as criaturas que ocuparam essas esferas de existência – o firmamento, ou seja, os astros, o céu, o ar e a terra e mar.
Eu entendo que o livro de gênesis é um livro antigo que descreve, de modo antigo, algo que muitas pessoas tentam ler por um ponto de vista científico mais moderno, mais descritivo. Eu creio que Gênesis é uma historia teológica – não que seja mitológica, não estou dizendo isso. Ele fala o que aconteceu. Ele explica quem criou céus e terra. Ele não explica o processo, nem tão pouco os parâmetros científicos disso.
Então, o processo evolutivo aconteceu? Eu creio que pode ter havido uma adaptação de certas espécies. Só que o texto é claro: que Deus criou cada espécie. Ele criou o homem não como resultado da evolução das espécies, mas como a sua criação especial. Então nós não começamos como uma lesma que saiu do mar. Não creio na evolução, é uma teoria que tem muitos furos, apesar de muitos da comunidade científica baterem no peito e afirmarem a sua fé absoluta no Darwinismo.
Agora, o mundo é antigo. Nós temos mecanismos de aferição e leitura de pedras que mostram a idade atômica de camadas geológicas. A Terra tem não só milhares de anos, a Terra tem milhões de anos. A terra é muita antiga.
Como Deus fez tudo isso? Bom, a bíblia afirma que Deus fez tudo o que existe. Que ele criou tudo o que existe. Como isso se processou, como os dinossauros se encaixam nisso, se há uma pré-história bíblica, isso tudo, em primeiro lugar, não é uma área da minha competência. Há pessoas que são muito mais competentes a falar sobre isso tudo cientificamente. Não é minha área. Vejo gênesis como uma história teológica, explicando tudo à luz de Deus, pela perspectiva teológica.
Confira também estas opções de nossa loja virtual para aprender mais sobre o assunto:
[products ids=”14448, 14938, 149, 14965″]