A problemática mundial trazida pelo vírus COVID-19 tem levantado questões em diversas áreas do saber e conhecimento humanos. Uma delas, que considero uma das principais, talvez não venha recebendo tanta importância no debate público: o dilema da presença. O ser humano – e principalmente a espécie latina, da qual fazemos …
Leia mais »LENDO OS CLÁSSICOS | Por Marcelo Maia
“Chegada a noite, retorno para casa e entro no meu escritório; na porta, dispo a roupa quotidiana, cheia de barro e lodo, visto roupas dignas de rei e da corte e, vestido assim condignamente, penetro nas antigas cortes dos homens do passado onde, por eles recebido amavelmente, nutro-me daquele alimento …
Leia mais »O QUE É UM SERMÃO? | Por Marcelo Maia
Muitos já deram uma resposta adequada a essa pergunta. Sejam elas longas, reunidas em livros, ou curtas, afirmadas em aulas e oficinas sobre o tema. Mas, de tudo o que li até então, nenhuma explicação sobre as qualidades e a natureza de um sermão é tão bela quanto a que …
Leia mais »Como avaliar uma aula de EBD | Por Gabriel Carvalho
Encerrando nossa série de textos sobre o plano de aula, precisamos falar sobre avaliação. E com isso não quero dizer que devemos “aplicar prova” para nossos alunos de Escola Dominical, mas falamos de avaliação como o trabalho pós-aula: o autoexame necessário para responder à pergunta: “Em que posso melhorar?”. Este …
Leia mais »Como eu posso despertar o interesse dos alunos? | Por Gabriel Carvalho
Dando sequência à nossa série de textos sobre o plano de aula, hoje falaremos sobre metodologia. Em outras palavras, como podemos despertar o interesse dos alunos na matéria a ser aplicada. A resposta a essa pergunta normalmente é dada com algo ligado à metodologia de ensino. Isso porque a forma …
Leia mais »Quais recursos devo usar em uma aula de EBD | Por Gabriel Carvalho
Seguindo nossa série de textos sobre o plano de aula, o próximo assunto que devemos abordar são os recursos utilizados em sala. Tendo já definido todos os passos anteriores, o planejamento de uma aula deve englobar a escolha criteriosa dos recursos, a fim de facilitar e engajar a turma no …
Leia mais »Quanto tempo deve durar uma aula da EBD | Por Gabriel Carvalho
Dando sequência à nossa série de textos sobre o plano de aula, o próximo ponto que devemos refletir é sobre a duração da aula. Nesse aspecto, existem muitas variáveis envolvidas: a disponibilidade de tempo e espaço da igreja; o perfil dos alunos na turma; o tipo de conteúdo e a …
Leia mais »Como definir o conteúdo de uma aula de EBD | Por Gabriel Carvalho
Dando sequência à nossa série sobre plano de aula, falaremos hoje sobre o conteúdo da aula. Uma vez que o professor já estabeleceu o tema e o objetivo da aula, precisamos pensar sobre o que será falado em classe. Pode parecer algo intuitivo ou aparentemente simplório. Alguns diriam: “Ora, deve-se …
Leia mais »Aprendendo em tempo de quarentena | Por John McAlister
6 de abril de 2020. Encerramos nossa terceira semana de quarentena. Estamos nos preparando para mais uma semana de isolamento social. Até quando isso durará? Não sabemos. Mas, o que Deus quer nos ensinar neste tempo de privação e provação? É cedo demais para tirar todas as conclusões possíveis e …
Leia mais »LER EM TEMPOS DE ISOLAMENTO | Por Marcelo Maia
Agora que temos tempo (forçado, claro), vamos maratonar séries? Por favor, pode assistir suas séries, mas vamos dar atenção a estes pobres e esquecidos objetos acumuladores de poeira, os livros. Que tal começar uma rotina de leitura que inclua os grandes clássicos da literatura? Talvez você já esteja convencido da …
Leia mais »